domingo, 13 de setembro de 2015

Gravidez na Adolescência

       Adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas e do desenvolvimento humano que surge na passagem da infância para a fase adulta. 
   O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais.
   Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos.
     
A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos.
     Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil.
     É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.

Gravidez Indesejada

Muitas vezes a adolescente ao descobrir que está grávida é rejeitada pelo pai da criança que acaba por negar a paternidade ou colocar em dúvida a moral da jovem, que em algumas situações também tem dúvida em relação a quem pode ser o verdadeiro pai do seu filho, e no próprio ambiente familiar. Sem o apoio do parceiro e dos pais, muitas recorrem aos erráticos e ilegais métodos abortivos. Os conceitos sobre gravidez indesejada variam muito entre as famílias, que é essencial em um momento tão delicado como esse. O número de abortos vem crescendo entre as adolescentes, o que é alarmante. As jovens costumam "resolver o problema" depois que ele acontece, quando seria mais responsável prevenir-se para que essa situação acontecesse apenas quando ela estivesse preparada como mulher e como futura mãe. E além da gestação, há um imenso risco de contrair DST´s que podem comprometer a saúde e o bem-estar pelo resto das suas vidas

Perigos da Gravidez na Adolescência

Além da idade, o peso da adolescente também pode significar um risco, já que uma adolescente que pesa menos de 45 quilos, sem estar grávida apresenta maiores chances de gerar um bebê pequeno para a idade gestacional. 
A obesidade também representa um risco, pois aumenta o risco de diabetes e de hipertensão arterial durante a gravidez. Se a altura da adolescente for inferior a 1,60 cm, ocorre uma maior probabilidade de ter um quadril pequeno, o que aumenta as chances de trabalho de parto prematuro e de dar à luz a um bebê muito pequeno por atraso de crescimento intra-uterino. 

Para evitar a gravidez indesejada os adolescentes devem usar a camisinha em todo contato íntimo e ir à consulta com ginecologista, no caso das meninas, e com o urologista, no caso dos meninos para que os médicos possam informar como utilizar corretamente os métodos contraceptivos.


Perigos da Gravidez precoce
  • Pré-eclâmpsia e eclâmpsia;
  • Parto prematuro;
  • Bebê com baixo peso ou subnutrido;
  • Complicações no parto, que pode levar à uma cesáriana;
  • žInfecção urinária e/ou vaginal;
  • Aumento do risco de depressão pós parto;
  • Aumento do risco de rejeição ao bebê.

Prevenção: Gravidez na Adolescência

A orientação é sempre a melhor prevenção da gravidez na adolescência. Os danos psicológicos trazem à gravidez na adolescência consequências muito complexas, por isso a importância do diálogo entre pais e filhos.
A gravidez precoce pode afetar o desenvolvimento pessoal da adolescente e também do pai da criança, que acabam abandonando rotinas comuns às suas idades para desempenharem precocemente o papel de pais quando mal saíram ainda dos cuidados dos próprios pais.
Por isso sempre converse com os seus filhos. Conversar é sempre o melhor jeito de explicar à criança e ao adolescente a importância de ser bem informado em questões como essa. E tente agir com o máximo de naturalidade possível, pois é necessário encarar que seu filho cresceu, e que quando você menos esperar ele iniciará sua vida íntima. Negar isso prejudica o diálogo e pode causar sérias consequências mais tarde.
Para prevenir a gravidez na adolescência, é sempre importante também reforçar e incentivar o uso de preservativos. Além de impedir uma gravidez indesejada e precoce, o uso de camisinha também afasta a possibilidade de contrair DST´s.

  • Use Camisinha
  • Sempre procure orientação médica – Urologista no caso dos Homens e Ginecologista para as Mulheres.